A Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getúlio Vargas (FGV ECMI) participou da Rio Innovation Week, maior evento de tecnologia e inovação da América Latina, que aconteceu entre os dias 3 e 6 de outubro, no Píer Mauá. Estiveram no estande da Escola autoridades, personalidades e representantes do mercado de tecnologia e inovação, além do grande público.
A Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação Luciana Santos, o cônsul da Alemanha Dirk Augustin e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio Tatiana Roque. No evento, alunos e professores também entrevistaram Gabriela Prioli, advogada e apresentadora de TV, o Subsecretário de Ciência e Tecnologia do Rio Vinícius Wu, João Pedro Paes Leme, sócio-fundador da Play9, entre outros.
"Esse volume de programação, de iniciativas, falas, conteúdos, mostra a sobre a importância da gente, como sociedade, pensar soluções dentro da tecnologia, dentro do digital para inúmeros tipos de questões e problemas, sejam eles sociais econômicos, na área de saúde, na área de educação", destaca a coordenadora de graduação da FGV ECMI Renata Tomaz.
A professora Anna Bentes participou do painel "O impacto cognitivo do vício em telas e o da algoritmização do pensamento", ao lado de Daniel Becker, médico, Eduardo Guedes, professor e fundador do instituto Delete e o moderador AD Junior, diretor geral da AD Junior Mídia.
“Falamos muito sobre algoritmos mas muitas vezes não sabemos o que eles são. Eles são responsáveis pelo que vemos, mas também pelo que nós não vemos nas redes sociais, funcionando a partir da coleta massiva de dados, que são processados e se tornam conhecimento de cada pessoa na rede”, explicou a professora durante o painel.
Anna também gravou um podcast sobre o assunto. Além dela, as professoras Alessandra Maia, Beatriz Pinheiro e Renata Tomaz também gravaram podcasts sobre metaverso e cultura de dados.
O estande
No estande da FGV ECMI, foram oferecidas atividades interativas representadas pelos laboratórios. Com o Cubo de Inovação, Lab de de Jogos, Realidades Imersivas e Inteligência Artificial, o público pode visitar um ambiente 3D dos laboratórios com óculos VR e testar jogos digitais desenvolvidos pela equipe.
Já o DAPP Lab, laboratório de monitoramento de dados de redes sociais, acompanhou a repercussão do evento nas redes e apresentou os resultados. E o Mídia Lab, de conteúdo audiovisual, cobriu o evento com imagens, entrevistas e fez fotos no estande que podiam ser impressas para os visitantes.
Os alunos da graduação em Comunicação Digital também participaram da cobertura do evento e apresentaram projetos desenvolvidos por eles dentro da Escola.